CIDADE

 

LOCALIZAÇÃO
Situado a sudeste do Estado de São Paulo e a oeste da região metropolitana de São Paulo, o município de Osasco possui uma área de 66,9 km². Distancia-se 18 Km do marco Zero da Capital (Praça da Sé), sendo sua localização geográfica de 23° 31' 52" latitude sul e 46° 46' 30" longitude Oeste, com altitude média de 760m do nível do mar.
Osasco limita-se ao Norte, Nordeste e Sudeste com a capital do Estado, ao Sul com Taboão da Serra e Embu, a Sudeste com Cotia, a Oeste com Carapicuíba e a Noroeste com Barueri e Santana do Parnaíba.
Tem elementos físicos importantes, a SP-330 rod. Anhanguera na divisa Noroeste, a SP-280 rod. Castelo Branco, que conjuntamente com o Rio Tietê e ferrovia CPTM, corta o município transversalmente de Leste a Oeste e no extremo Sul a SP-270 rod. Raposo Tavares.
Relevo: Altitude máxima 843 metros e mínima 719 metros. A bacia com o vale ao centro e elevações acentuadas ao sul e ao norte - contraforte da Mantiqueira.
Hidrografia: Rio Tietê corta o município de leste a oeste. O ribeirão Bussocaba e Carapicuíba e o Córrego Vermelho.
Vegetação: As encostas da Serra da Cantareira ou as vizinhas das escarpas do Planalto apresentam extensas áreas recobertas com formações florestais. Nas grandes várzeas a vegetação tem formação arbustiva.
Solo: Formado de leitos de seixos rolados na periferia de Presidente Altino, Jardim Piratininga e Quitaúna. As demais formações são de sedimentos argilosos e arenosos.
As atividades econômicas predominantes são a indústria o comércio e a prestação de serviços. O parque industrial engloba por volta de 500 indústrias, principalmente metalúrgicas, têxteis, derivados de madeira e alimentícias; e aproximadamente 3.500 estabelecimentos comerciais.
A população tem uma composição heterogênea, fruto do grande fluxo migratório decorrente da expansão industrial.
A população estimada para 1998, segundo o IBGE era de 648.035 habitantes. Não existe área rural e o município tem características e problemas de uma metrópole.
O número de eleitores segundo o Seade em 1998 é de 425.450.
A população migrante na década de 70 era de 68,4% e na década de 80, 50,5% oriunda basicamente das regiões Sudeste 59,3%; Nordeste 23,8% e Sul 14,5%. Atualmente as taxas líquidas de migração são negativas.
No ano de 1998, 28,87% eram menores de 15 anos e 12,54% maiores de 50 anos. Deste 6,1% são maiores de 60 anos. A distribuição quanto ao sexo é equilibrada.
Os dados que seguem referem-se ao ano de 1996: A taxa de natalidade foi de 20,54. A mortalidade geral de 6,37, a de mortalidade infantil geral de 28,03 e a natimortalidade de 12,06.
Recebem água tratada 97% dos domicílios e a rede de esgoto serve a 61,3% dos mesmos, enquanto a coleta de lixo chega de forma regular a 96,6% dos domicílios.
As principais causas de óbito são doenças do aparelho circulatório (30,46%), causas externas (18,76%), neoplasias (11,50%), doenças do aparelho respiratório (11,20%), doenças infecciosas e parasitárias (6,6%).
 
DESENVOLVIMENTO DA CIDADE
Com a implantação progressiva de estabelecimentos industriais decorreu o crescimento, sobretudo em seus aspectos populacionais, configurando a ocupação que se conhece hoje.
 
OSASCO HOJE
Estão aqui instaladas a sede nacional da empresa multinacional Sueca Asea / Brown Boveri, a rede de Supermercados Wal Mart e Sam's Club, atacadista do mesmo grupo; uma loja do Hipermercado Carrefour e a sede do Bradesco, instalado há muitos anos na cidade.
Na área de comunicação, instalou-se recentemente a sede nacional da 2.a maior rede de televisão do país. Trata-se do Sistema Brasileiro de Televisão - SBT e também a sede da indústria gráfica do jornal Diário Popular. Está em andamento as obras da sede do depósito do Ponto Frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário